Porque a vodca não congela?

Acho que todos nós já fizemos essa pergunta um dia. Então, para mostrar que também somos cultura, vou esclarecer o motivo da vodka não congelar facilmente como outras bebidas.

A temperatura necessária para fazer as bebidas congelarem fica um pouco abaixo dos 20ºC negativos, mais especificamente, esta é a temperatura que um freezer costuma ter.

Como é possível a vodka não congelar nessa temperatura?

Garrafas de vodka no congelador

Simples, graças ao baixíssimo ponto de congelamento do álcool etílico: 117ºC negativos.

A vodka contém entre 40% e 55% de álcool, e essa quantidade é mais que suficiente para que a bebida suporte o frio do congelador sem sair do estado líquido. Entretanto, o álcool não trabalha sozinho amigos! O químico Flávio Maron Vichi, da USP, diz o seguinte:

A vodka contém substâncias, como sais, que também reduzem seu ponto de congelamento

Que que essas substâncias fazem então?

O que os sais fazem é aumentar o grau de desordem nas ligações das moléculas da vodka. Portanto, tal fato deixa o líquido mais longe do congelamento, no qual atingiria o estado mais ordenado de todos: o sólido.

Cerveja Itaipava congelada

O mesmo não acontece com a cerveja, pois sua concentração alcoólica é de apenas 5%. Esse fenômeno explica o uso de termômetros com álcool e corante no lugar de mercúrio em regiões muito frias. O álcool puro congela a 117,3ºC negativos, enquanto o mercúrio congela a 38,85ºC abaixo de zero.

Para congelar uma substância bagunçada pelos sais é preciso retirar mais energia dela. “Retirar mais energia”, em português claro, significa ter que baixar ainda mais a temperatura.

Com o whisky então é a mesma coisa?

Em outras bebidas que têm uma quantidade de álcool e sais parecida com a da vodka, como o uísque ou o conhaque, o processo é o mesmo, a diferença é que não os colocamos no freezer por costume.

Garrafa de Absolut congelada

O hábito de fazer isso com a vodka se deve à natureza da bebida, pois a temperatura baixa impede que a gente sinta o sabor do destilado, e também, pelo fato de que graça da vodka é justamente ter o gosto mais neutro possível.

Afinal, vodka pura é só para quem tem vocação para coisa. Portanto, se não tem preparo para isso, nem tente!

A vantagem da vodka não congelar facilmente como a cerveja e outras bebidas, é que você não precisa oferecer raspadinha de cevada para ninguém, não precisa servir o famoso frozen de limão porque sua batida congelou. Basta misturar qualquer suco, energético ou qualquer outra bebida e mandar ver.

Fontes: http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_286680.shtml e http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_115318.shtml – de onde tirei: Papo de Bar

Anúncios

Um comentário em “Porque a vodca não congela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s