Aprenda a beber vinho!

A primeira e mais importante regra é saber que não há regras fixas e rígidas para consumir vinhos. As normas convencionais derivam de um consenso e não da imposição de algum expert. Mais importante do que segui-las é saber como e quando desobedecê-las. Como os países europeus têm o clima mais frio que o do Brasil, as tais normas devem ser interpretadas tendo em conta esse fato. Por exemplo: uma das mais conhecidas é a que recomenda servir vinhos tintos à temperatura ambiente. Acontece que a temperatura ambiente em Paris, Roma ou Berlim é bem diferente, seja qual for a época do ano, da temperatura ambiente no verão carioca, paulista ou mesmo gaúcho. Por isso você não cometerá nenhum sacrilégio se refrescar um vinho tinto, deixando-o durante alguns minutos na parte mais baixa de um refrigerador (mas nunca o coloque no congelador ou no freezer).

Outra norma universalmente aceita é a que manda servir vinhos brancos para acompanhar carnes brancas (aves, peixes, crustáces etc). Na verdade, o vinho branco pode acompanhar qualquer prato, até mesmo os de massas, tradicionalmente identificados pelos italianos com os vinhos tintos. O importante é que o vinho valorize o prato que você escolheu.

Para guardá-los:

Procure manter os vinhos em lugar fresco, ao abrigo da luz e do calor. A temperatura ideal está entre 11 e 15 graus Celsius. É importante que o local não seja muito seco, também: pelo menos 70% de umidade relativa do ar seria conveniente. Um canto debaixo de uma escada, um armário não muito usado, qualquer local quieto e fresco (e longe de odores como os de produtos de limpeza) será conveniente. Nesse caso, não vale a pena guardar vinhos preciosos que precisem repousar meses ou anos.

Fonte: Portal São Francisco

por Nina's Sweet Postado em Geral Com a tag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s