Nutrição no outono

O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias, mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, alteração na coloração das folhas das árvores (começam a amarelar), entre outras. Devido a essas mudanças, principalmente a queda e elevação brusca da temperatura, muitas pessoas acabam ficando com o organismo mais debilitado e contraindo doenças típicas desta estação, como, por exemplo, o resfriado.

Esta estação pede combinações de alimentos como condimentos, caldos, frutas secas e grãos, que devem ser consumidos de forma moderada, pois em excesso é prejudicial ao organismo. As frutas e verduras frescas também devem fazer parte da dieta, equilibrando a alimentação. Portanto, não deixe de incluí-las.

Os condimentos desempenham um papel importante nos pratos, com a capacidade de incrementar o sabor e o aroma. Muitos apresentam ainda propriedades medicinais e fornece pequenas quantidades de vitaminas e minerais. Que tal experimentar acrescentar uma colher (de café) de açafrão no preparo do arroz? Este condimento é muito usado em pratos da cozinha espanhola, confere um sabor delicado, aroma agradável, uma coloração muito bonita e ainda fornece um “toque” de manganês e vitamina B6.

Conheça alguns condimentos e os seus benefícios:

  • Vitamina A: alecrim, coentro, cravo-da-índia, estragão, hortelã-pimenta, louro, manjericão, manjerona, pimenta, raiz-forte e sálvia.
  • Vitamina B1 (tiamina): coentro, cominho, papoula, páprica e sálvia.
  • Vitamina B2 (riboflavina): páprica, pimenta e salsa.
  • Vitamina B3 (niacina): coentro, cúrcuma, estragão, funcho, gengibre, majericão, mostarda-branca, páprica e pimenta.
  • Vitamina B6: alho, cebola, coentro, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia.
  • Vitamina C (ácido ascórbico): açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, raiz-forte, salsa e tomilho.
  • Vitamina E: açafrão, louro, manjericão, manjerona, mostarda-branca, orégan, papoula e pimenta.
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