Dany Bananinha – Nutrição:

Dany Bananinha
Dani Bananinha na praia da Barra - Foto: Douglas Ziegler/Photo Rio News

nutrição funcional
A assistente de palco de Luciano Huck, que foi rainha de bateria da Viradouro, tem lá seus segredinhos para manter o físico impecável. Orientada pelo endocrinologista Fabiano Serfaty, do Rio de Janeiro, ela investe em um método de reeducação alimentar em que a estratégia é diminuir radicalmente o percentual de gordura e criar condições para o aumento da massa magra. Com mais músculos, o corpo acaba acelerando o gasto calórico, mesmo em repouso. “Para permitir esse aumento de massa magra e a diminuição da gordura, recomendo à Dany consumir proteínas de alto valor biológico, ao mesmo tempo em que sugiro a diminuição da ingestão de carboidratos, principalmente os simples, como os pães e as massas brancos”, explica o especialista. Serfaty também dá preferência a alimentos funcionais e que, além de compor uma dieta equilibrada e pobre em calorias, beneficiam a saúde de um modo geral. Por isso, ele privilegia frutas, verduras, legumes e peixes no cardápio da celebridade.

Coalhada: contém probióticos, microorganismos que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal e que impedem a proliferação de bactérias patogênicas, evitando, portanto, uma série de doenças. Dany costuma tomar um copo por dia.

Linhaça: com potencial antioxidante, reforça o sistema imunológico, reduz inflamações e ainda regula o trânsito intestinal. Dê preferência à linhaça dourada. Para tirar proveito, Dany consome 2 colheres (sopa) da semente triturada por dia, misturada à coalhada ou ao leite de soja.

Salmão: fonte de proteínas, favorece o aumento de massa magra. Também reduz os níveis de triglicérides e de colesterol total no sangue, além de evitar a flacidez. Para garantir esses benefícios, Dany consome pelo menos um filé médio do pescado, uma vez por semana, grelhado ou assado.

Uva: possui flavonoides, resveratrol, quercitina e compostos fenólicos, conhecidos como antioxidantes. Minimiza males provocados por substâncias derivadas dos agrotóxicos, protegendo a saúde. A famosa come um cacho de uvas pequeno pelo menos três vezes por semana.

Soja: o alimento tem função antioxidante e é rico em isoflavonas, substâncias que retardam o envelhecimento. Seu consumo regular ajuda a prevenir males como o colesterol alto e o diabetes. No dia a dia, a loira prefere o grão cozido e consome pelo menos 1 colher (sopa), em uma das refeições principais.

Os 5 alimentos-chave do menu da Dany: coalhada, linhaça, salmão, uva e soja. Outros itens que não podem faltar na sua geladeira: peito de peru, palmito, azeitona, espinafre, brócolis, couve, tomate, alho, queijo branco e iogurte.

Fonte: Revista Dieta Já

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