Emagrecendo Com Saúde

Truques para emagrecer com saúde

A matemática do emagrecimento é simples: quem ingere menos calorias perde peso. Mas pular refeições ou banir os petiscos deliciosos da sua vida só vai deixá-la irritada. A estratégia tiro-e-queda-de-ponteiro-de-balança é cortar só as calorias que estão sobrando ou, em último caso, trocar bombas calóricas por opções mais leves. Nosso time de experts garante: você mal vai notar estes 20 truques, que dirá sentir fome.

1. Tamanho é documento

Somente por preferir um copo alto e magro a um baixo e largo, você bebe de 25 a 30% menos suco, vinho… Como isso funciona? O visual pode nos levar a consumir mais ou menos. Testes na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, confirmaram que até bartenders bebem mais em copos curtos e largos.

2. Três por dois

“Faça uma omelete com duas claras e um ovo inteiro, mais tomate e duas fatias de peito de peru, em vez de usar a receita tradicional com três ovos inteiros, queijo e presunto”, ensina a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo.

3. Mais é mais

Pegue três opções de vegetais no jantar – em vez de apenas uma. Variedade induz você a comer mais sem perceber. E ingerir muitas frutas e verduras é uma excelente maneira de perder peso. “Quanto mais água e fibras elas tiverem, mais volume ocupam e, por isso, mais rápido você se sentirá satisfeita – e com menos calorias”, diz Cynthia. Em tempo: cozinhe sem usar óleo. E tempere com limão e ervas no lugar de usar molhos ou azeite.

4. Seu refúgio

Faça pelo menos cinco refeições por semana em casa e reduza o consumo calórico em até 30%. Parece desafiador? “Um truque é ter no congelador fatias de carne magra e vegetais pré-cortados; na geladeira, salada lavada e frutas em pedaços”, ensina Cynthia.

5. Conversa mole

A maioria de nós faz uma pausa natural quando apoia o garfo no prato. Por isso, comer acompanhada pode emagrecer. Assim, enquanto papeia, dá tempo ao cérebro de perceber que está satisfeita.

6. Na íntegra

Grãos integrais – trigo, arroz, aveia – geram mais sensação de saciedade (além de controlar seu colesterol). “E liberam glicose lentamente, impedindo que o carboidrato seja estocado como gordura no seu organismo”, completa a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo. Eles estão presentes até em biscoitos, bolos, massa de pizza, macarrão, pãozinho francês…

7. Nada por cima

Abra mão do queijo ou do requeijão que geralmente vêm como cobertura da batata assada. “Ou ao menos prefira queijo cottage ou ricota, que são mais leves”, diz a nutricionista funcional Elaine Pádua, de São Paulo.

8. Menos açúcar

Troque um copo de refrigerante por outro de água e se livrará de 10 colheres (sopa) de açúcar! Um estudo da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, comparou mulheres que ingeriram 450 calorias extras por dia em balas e em refrigerantes. As primeiras, inconscientemente, consumiram menos calorias totais. O mesmo não aconteceu com as outras, que ganharam quase 1,5 quilo em quatro semanas. “E o gás, seja na versão zero caloria, seja na diet, seja na light, dilata o estômago, aumentando a capacidade na hora de comer”, diz Elaine. Para adicionar sabor à água, acrescente limão, hortelã ou até morangos congelados. “Vale ainda colocar rodelas de abacaxi ou de laranja e incluir folhas de hortelã, que auxiliam no processo digestivo.”

9. Esta é sopa

Inclua uma tigela de sopa no seu dia (ou noite) e vai diminuir a ingestão de calorias diárias. Tomadas no início da refeição, controlam seu apetite. Porém, cuidado com as opções prontas, cheias de sódio. Se passarem pelo seu crivo, adicione vegetais, frescos ou congelados. “E evite passar pelo processador”, fala Elaine. “Mastigar os pedaços faz você se sentir mais satisfeita. Utilize os talos e as folhas de beterraba, brócolis, espinafre e escarola.” Ah! Fique longe das sopas cremosas, com gordura e calorias demais.

10. A medida do queijo

Diga não quando o garçom oferecer queijo parmesão ralado extra na sua pasta. “Duas colheres de sopa somam quase 140 calorias”, alerta Elaine.

11. Branco total

“Dá para fazer o molho branco perder calorias batendo leite desnatado com uma fatia de queijo de minas no liquidificador”, ensina Elaine. Para ganhar sabor, tempere com alecrim, sálvia ou salsinha.

12. Onda vegetariana

Cortar a carne do cardápio de uma vez por todas pode fazer você ficar mais leve. Isso porque vegetarianas costumam pesar 20% menos do que comedoras de carne. O motivo? Hambúrgueres de feijão ou de quinoa, sopa de lentilha e outros saborosos alimentos à base de leguminosas são recheados de fibras, que geram sensação de saciedade com poucas calorias. Só tome cuidado para não sucumbir a frituras e massas em excesso.

13. Redonda e leve

Escolha coberturas verdes (abobrinha, rúcula, escarola) para sua pizza e vai cortar 100 calorias da refeição. Outra opção bem leve é a de atum. Também vale usar queijo light ou torrar o fininho pão folha e dar um toque com ervas, sal grosso e tomate picado. Na lista negra ficam as pizzas recheadas de queijo, as com borda grossa e as doces.

14. Aposte no vermelho

Prefira molho ao sugo ao tradicional Alfredo na hora de comer macarrão. As coberturas à base de tomate tendem a ser menos calóricas e gordurosas que as que levam queijo. “O alto teor de carboidrato da massa já eleva a produção de serotonina, turbinando seu humor”, diz Elaine. “E, aí, você não precisa do molho gorduroso para conseguir esse mesmo efeito.” Só não se esqueça de que a porção não deve passar do tamanho de uma bola de tênis.

15. Goma mágica

Quando estiver prestes a atacar uma guloseima calórica, mastigue chiclete sem açúcar com menta extra. O sabor forte da goma vai preencher sua boca e qualquer outro alimento deixará de ser apetitoso.

16. Cebola que faz rir

Na hora de condimentar seus pratos, abuse das ervas naturais e da cebola in natura. “Além da baixa quantidade de calorias, elas dão gosto especial aos alimentos”, diz Elaine. Muito melhor que os temperos prontos, ricos em sódio e em gordura trans.

17. Liga leve

Em vez da boa e velha maionese, use mostarda, quase caloria zero, no sanduíche. “Ou iogurte desnatado com ricota”, sugere Elaine.

18. Chocolight

Em vez de tomar leite com achocolatado comum, prefira cacau em pó sem açúcar. “O sabor da bebida fica mais marcante e alguns goles já turbinarão seu astral”, diz Elaine. Sem falar que ingerir 30 gramas de chocolate amargo pela manhã, em jejum, pode reduzir em até 15% o consumo de calorias ao longo do dia.

19. Tim-tim sem culpa

O evento inclui brindar? Intercale os drinques com goles de baixa caloria (como os de água com gás) em vez de pedir outro coquetel. Além de o álcool ser muito calórico (7 calorias por grama), induz ao ataque de petiscos e frituras. Quando você está sóbria, consegue manter o controle.

20. Segredo de gueixa

Os moradores de Okinawa, no Japão, comem até se sentirem 80% satisfeitos. Eles até têm um nome para esse hábito natural de emagrecimento: hara hachi bu. Dá para aderir à moda colocando 20% menos alimentos no prato. Segundo estudos do pesquisador americano Brian Wansink, você nem ao menos vai perceber a mudança.

Fonte: Revista Nova

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