Tenho aqui uma receitinha super gostosa desenvolvida (idéia dela) pela minha mãe para afastar o tormento da gula e matar de forma saudável nosso desejo por doces. Fácil fácil de fazer.
São pequenas barrinhas ou docinhos de proteína e fibras. Com ele você mata a vontade de doces sem grandes prejuízos já que o próprio açúcas que vai nele é parcialmente absorvido devido a grande quantidade de fibras e carboidratos complexos nele contido. Vamos a receita básica, que pode ser alterada a seu gosto. Você seleciona as ‘sementinhas’ que irá usar e dosa a quantidade de açúcar, leite condensado ou mascavo do seu doce.
Docinho da D. Mari
Ingredientes:
*1 xic. de aveia grossa ou média
*1 xícara de fibra de trigo
*castanhas, nozes, amendoas, amendoim a gosto, picadas
*3 colheres de amaranto
*3 colheres de quinua
*3 colheres de germem de trigo
*2 colheres de gergelim
*3 colheres de linhaça
*3 colheres de uva passa
*mais ou menos na mesma proporção você pode adicionar mais produtos ou excluir alguns.
Levar ao fogo com menos de meia xíc. de leite desnatado e quantidade suficiente de açúcar para dar o ponto de ‘pé-de-moleque’. Caso você adicione leite condensado como eu faço, coloque pouco açúcar para não ficar muito doce. Coloquei já a ração humana e ficou bem bacana também. A idéia é fazer você mastigar muito, por isso uso vários grãos inteiros.
Espero que gostem da idéia, tem calorías sim, mas faz bem ao paladar e é cheio de vitaminas e minerais, sem falar das queridas fibras que amo de paixão.