Sal!

Pode ser difícil imaginar um prato de comida sem sal. Parece que este ingrediente é responsável por grande parte do sabor de uma receita, e muitas vezes é mesmo. Mas, ao mesmo tempo que dá sabor, ele tira a saúde.

O sal, quando se liga com a água do nosso organismo e vai para a corrente sanguínea, não consegue se dissolver direito, o que pode elevar nossa pressão arterial. Se estiver em grande quantidade então, ela vai nas alturas! Isso aumenta as chances de doenças cardíacas e derrame. Sem contar que, segundo uma pesquisa norte-americana recente, pessoas que consomem muito sal todos os dias tem 70% mais chances de sofrer azia, má digestão e refluxo.

A recomendação dos médicos é que você consuma apenas uma colher (chá) de sal por dia para proteger sua saúde. Lembre-se que isso inclui não só aquela parte do mineral que jogamos na salada, mas também todo aquele que foi usado para cozinhar nossa porção de arroz, feijão, carne…

Veja algumas dicas para usar menos sal nas receitas e fazê-lo render mais:

>Quando for cozinhar, use somente metade do sal que a receita pede. O restante, deixe para usar sempre no fim do preparo. Isso porque, com a comida “semi” pronta, o sal tende a se diluir melhor.
>Prefira sempre temperar com ervas.
>Existem algumas versões de sal com menos quantidade de sódio. São melhores que os comuns. Escolha sempre esses!
>Se comprar legumes em conserva, por exemplo, lave antes de comer, já que eles são guardados em uma solução com sal. Passar na água corrente ajuda a tirar o excesso.

Fonte: Revista Shape

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